domingo, 16 de novembro de 2008

Adocao, um ato de nobreza!



Serena do blog: Alma Poeta


Adocao, um ato de nobreza!



Adoção e sua história
Por Patricia Marques e Pedro Brandt -

O termo adoção derivado do latim adoptione, significa aceitação voluntária e legal de uma criança como filho; perfilhação, perfilhamento. A adoção para muitos casais só aparecem quando todas as possibilidades de gerar um filho se esgotam. Para outros, ela representa apenas um meio de poder ajudar e tornar possível a essa criança uma vida digna.

http://www.cantinhomeimei.com.br

Crianças do Orfanato Meimei - S.P

Independente do motivo, a adoção existe desde a antiguidade. Primeiramente veio atender aos assuntos religiosos e aos políticos. Na Idade Média, com o Cristianismo, que reconhecia a família e os filhos provenientes do casamento, caiu em desuso. Em 1830, na Proclamação da República, surgiu uma legislação própria. O código civil, dava direito à adoção para maiores de 50 anos. Durante anos e muitas críticas, as leis foram sofrendo várias alterações, de acordo com as necessidades da época.

Em 1990 com o surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, verificou-se a importância de dar atenção as necessidades das crianças a serem adotadas, não somente aos interesses do adotando.

As leis são claras e objetivas. O processo de espera muitas vezes torna-se tortura, mas quando concluído esse sentimento é substituído pela alegria da concretização de um sonho, de estar pronto para dar e receber amor.

A cada dia novas histórias enchem os olhos e o coração de muitos. Histórias irreverentes nos mostram que essa decisão não deve ser uma escolha de momento, é uma escolha de toda a família. A recompensa é imensa, mas tem as suas dificuldades e seus sofrimentos. Lembrando que, as crianças adotas possuem por lei, os mesmo direitos que os filhos biológicos.

Existem hoje vários grupos de apoio, tanto as crianças que ficam na espera da adoção, quanto as famílias que já estão nos tramites da adoção. Estar atendo aos seus direitos e das crianças mostra que essa não é somente uma decisão mas uma escolha de vida. Existem também, recursos didáticos, como livros, filmes que auxiliam no conhecimento do assunto e vários exemplos reais sobre as histórias de adotando e adotado.Conhecer e discutir são dicas e reações que se devem ter para dar o primeiro passo.

Filmes:

* Bogus, meu amigo secreto - Warner
* Os anjos entram em campo - Abril/Vídeo
* Segredos e Mentiras - Look
* O destino de uma vida - CIC

Livros:

* Abandono e Adoção, de Fernando Freire
* Adoção tardia: da família sonhada à família possível, de Marlizete Maldonado Vargas
* Adoção uma história de espera e amor, de Vera Miranda Gomes
* Laços de ternura, de Lígia Natália D. Weber


Há hoje uma consciência mais clara de que os caminhos escolhidos no passado não conduziram a soluções satisfatórias ao problema do abandono de criança. Assim como se sabe que não existem soluções rápidas e mágicas. A questão envolve o estabelecimento de complexas relações humanas de afeto e não está sujeita a simples fórmulas. A adoção, portanto, não constitui a solução, mas certamente uma das possibilidades indicadas para aqueles que parecem fadados ao abandono pela vida afora. Ela tem sido para muitas crianças a oportunidade de encontrarem o amor e florescerem; e para inúmeros adultos, o caminho que conduz à materialização de um sentido profundo de doação e realização pessoal. São histórias de amor que merecem ser conhecidas por todos nós.

Dra. Irene Rizzini, CESPI/USU/UERJ

" Enquanto houver injustiça social, preconceito e

as negações afetivas...jamais teremos paz na consciência!

A adoção deve ser de coração,

pois esse é um laço indestrutível e permanente".

Por Serena.




Fazendo parte da blogagem: Adocao, um ato de nobreza!

Caso nao queira seu post aqui, por favor fazer contato. Obrigada.