terça-feira, 18 de novembro de 2008

Adotar é mudar um destino


Sam Shiraishi do blog: A vida como a vida quer


Adotar é mudar um destino

Posted by Sam Shiraishi on Nov 12, 2008 in blogagem coletiva |

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, o Cadastro Nacional de Adoção tem 10.518 pais interessados em adotar uma criança no Brasil. O número de crianças registradas aptas à adoção chega a pouco mais de 1,3 mil. Apesar do grande número de pessoas interessadas em adotar uma criança, o cadastro confirma que a adoção tardia ainda é um obstáculo a ser superado. Das crianças registradas, ainda segundo informou o CNJ ao G1, 124 têm de zero a 4 anos, 445 têm de 5 a 10 anos e 884 têm de 11 a 17 anos. (G1)

Adotar é mudar um destino. Este é o lema da campanha que a OAB-SBC e o Instituto Maurício de Souza criaram e lançaram há algumas semanas em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo. Recebi o convite para o evento de lançamento da campanha quase no mesmo dia em que Geórgia, do blog Saia Justa, me mandou mensagem convidando para participar da Blogagem Coletiva Adoção, um ato de nobreza.

Acredito na idéia de multiplicar o amor compartilhando o universo da família com novos membros se juntam por laços espirituais e afetivos, mais do que consangüíneos, porque na família de meus pais há tios e primos adotivos a quem aprendi a amar. Aliás, meu tio favorito é um tio do coração e que, por uma questão de merecimento espiritual, é também quem deu continuidade ao sobrenome do meu avô.

Mas no tempo dos meus avós era muito mais fácil adotar. Hoje a burocracia muitas vezes atrapalha, os legisladores, na intenção de proteger a criança de exploradores e agressores, criou empecilhos para quem deseja adotar uma criança. A cartilha Passo a Passo da Adoção pretende ajudar os interessados e, o que apreciei, estimular a adoção de crianças mais velhas.

A cartilha da campanha “Adotar é mudar um destino” traz informações sobre o passo-a-passo do processo de adoção no Brasil. O material pretende esclarecer candidatos a pais sobre a legislação vigente e sobre como é realizada a seleção dos pais que estão aptos a adotar uma criança.

O manual desmistifica algumas coisas sobre adoção:

  • Qualquer pessoa poder se candidatar à adoção, desde que tenha mais de 18 anos e seja 16 anos mais velho do que o adotado e ofereça um ambiente familiar adequado;
  • Não existe qualquer referência à opção sexual do adotante para que o processo de adoção seja concluído;
  • A inscrição, avaliação e acompanhamento realizados por instância oficial são gratuitos;

A intenção da cartilha é informar a população sobre o caminho a percorrer para adotar uma criança, facilitando e estimulando este processo. Se você é um dos interessados, pode se informar na versão online da apostila ou solicitar uma cópia à OAB-SBC.

Saiba mais:

Fazendo parte da blogagem: Adocao, um ato de nobreza!

Caso nao queira seu post aqui, por favor fazer contato. Obrigada.