segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Adoção:um ato além de nós.



Blog da Grace: Eu e o renascer das cinzas

Não é o sofrimento das crianças que se torna revoltante em si mesmo, mas sim que nada justifica tal sofrimento.Albert Camus

Hoje comeca a BLOGAGEM mais delicada do ano. Idéia da Geórgia e do Dárcio. Tema que resulta num verdadeiro caso de amor. Um amor que vai além de nós ...do intendível...do mensurável...do aceitável...O amor à primeira vista...ao primeiro toque...ao sentir que nos faz suspirar. O único que nasce ao primeiro olhar e permanece até o último de nossos dias.Inabalável feito rocha...tempestade e calmaria. Um descontrole de emoção que nos faz crescer na arte da doação. Da entrega...da solidariedade e do estar sempre junto...
Inicialmente, eu pensei em nao escrever sobre. Me faria sofrer uma dor que teima em nao diminuir.Eu poderia falar da legislacão sobre o tema. Mas nao conseguiria explicar de forma concreta o que tenho guardado calada...com pouca gente a saber. Nao.Eu nunca escrevi uma linha sobre o tema...de forma escancarada.Mas, mês passado, a médica sueca me aconselhou a fazer terapia para suportar a dor de conviver com a distância e ausência de dois filhos que a vida me dera e, ao mesmo tempo, me tomou. A carta abaixo, eu escrevi na noite em que soube de sua morte. Sei que ele nunca lerá...mas torná-la público é um resgate. Uma dívida que eu tinha com ele.
" O nosso primeiro encontro se deu em 2006. Entre centenas de crianças...você me chamou a atençao. O sorriso desdentado, as maos em feridas, os cabelos desgrenhados. Nenhum deles correu para mim...Mas você correu. E me agarrou como se eu fosse a sua tábua de salvaçao.E eu pensei que seria, sim.
Desde aquele momento, nao tive outra intençao a nao ser retirá-lo da guerra, das doenças. A ganância do homem fez de você uma vítima.Os obstáculos que vivenciei para te encontrar nunca foram sentidos por mim antes. Os dias que passamos juntos foram inesquecíveis. Momentos de rara beleza. Tê-lo ouvido falar meu nome, tocado meu rosto, lambido meu nariz fez de mim uma pessoa melhor. Seu jeito doce e sua história sofrida me tocaram profundamente.
Mas o que nos uniu näo foi o desejo imenso de te dar uma vida melhor. Foi o amor...o sentimento que nos leva a nao querer que a pessoa amada jamais sofra.Eu creio que tê-lo encontrado me deu forças para viver uma vida que na época, era muito desinteressante. E perdê-lo me levou a um caos desconhecido. Por meses sem fim, eu vivi no limbo. E este ano, decidi retornar ao Continente Africano. Eu precisava recolher os destroços de mim mesma.E descobrí que um pedaço de mim tinha-se partido. Ter revisitado o lugar em que você viveu a curta estada de vida na terra me fez crer que nada é por acaso.
Semanas atrás estourou uma nova guerra na República Democrática do Congo. Muita gente perdeu a vida. E nao creio que se você tivesse voltado para Goma, em vez de Kinshasa, teria sobrevivido. A guerra é insana. Triste e angustiante. E eu nada pude fazer por você.


Eu quero que você saiba que, se nao fui te buscar é por que eu fui impedida de viajar por meses sem fim. Os planos que eu tinha de vê-lo e tentar junto à ONU para impedir o seu retorno ao país natal foram anulados. Sabe?Nunca devemos acreditar em promessas. Estava tudo certo de que você nao seria mandado de volta para casa.Mas algo estava errado na última vez em que nos encontramos e eu tive que pagar uma quantia alta para ter acesso a você. Sempre fui contra pagar propina. Mas para ter você de volta, eu pagaria o que fosse necessário. Por você...eu passei por cima de meus valores. Levei meses tentando conversar aquele que seria seu pai a te aceitar como filho. No início, ele alegava que estava velho demais para conviver com criancas pequenas e sugeriu que protegêssemos uma somaliana, Fatuma. Mas eu nao queria. E quando uma vez doente, ele me viu depressiva e percebeu que você era uma das razöes...nao pensou duas vezes...E deu o aval.
Pena que foi tarde demais. Um mês depois, um
aviao cargueiro levou meus sonhos. E junto a oportunidade que eu teria de finalizar o processo e dar a você uma vida diferente de tudo o quanto você tinha vivido.

Eu queria que você soubesse que continuo na luta de sempre em querer trazer Allan para viver na Suécia.Mas ele também foi uma adoçao informal e a imigracao sueca nao nos dá o direito de tê-lo conosco.

Você me mostrou que adotar alguém é um ato sublime de entrega e doação. Você me ensinou a abolir todo materialismo gritante. Hoje, eu sobrevivo com pouco. E se busco MAIs é por que sei que posso fazer muita gente feliz. O mundo anda caótico. As pessoas continuam egoístas. E a natureza cada dia mais devastada. Nunca vi, filho, tanta criança perder a vida de forma cruel e covarde como agora. Nunca vi tanta criança vivendo pelas ruas, mendigando e clamando por um lar. Elas nao precisam de muita coisa, nao. Precisam de um pai e uma mäe que facam tudo pela felicidade delas.Por que ter um filho é mais do que expulsá-lo das entranhas. Filho é cuidar sem espera de retorno algum. É a doaçao mais sublime da face da terra.Tem gente que acha nao ser capaz de se doar a uma criança. O que falta nessas pessoas é perder o medo da entrega e, em muitas a capacidade de deixar o egoísmo de lado, abrir o coração, e se entregar. Sem medo de perder a individualidade.

Ontem à noite, o céu cinzento do frio sueco foi agraciado com um brilho especial. A visita repentina de uma estrela a brilhar. Por alguns segundos, eu tive a sensação de que ela estava olhando para mim. Tenho certeza que era você. VALEU, MEU GURI.TER ENCONTRADO VOCÊ FEZ DE MIM UMA PESSOA MELHOR. E, ACEITAR QUE A MORTE É UMA PASSAGEM, ME CONSOLA..."

Só as crianças e os bem velhinhos conhecem a volúpia de viver dia a dia, hora a hora, e suas esperanças são breves.Mário Quintana

No momento, meu coracao vive dividido entre os dois filhos naturais que vivem comigo na Suécia, Allan que está no Brasil e mais 8(oito) criancas de 6 meses a 16 anos -de uma só família- que sao de Ruanda e vivem no Norte de Mocambique. Eu daria tudo para ter todos eles debaixo das asas. Sei que nao posso mas vou fazendo de tudo para dar a cada um deles a certeza de que eles sao especiais para mim.


Fazendo parte da blogagem: Adocao, um ato de nobreza!