quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Adocao


Flávio Vieira do blog: Energia Eficiente


Adocao

Apesar do Energia Eficiente ser um blog sobre meio ambiente, abrimos certas exceções para outros assuntos que julgamos ter relevância na construção de um mundo melhor. Esse com certeza é o caso da blogagem coletiva proposta pelo blog Saia Justa, da Georgia Aegerter. O assunto da vez é “Adoção”. Leia os posts sobre o assunto.

Mas o que poderíamos acrescentar diante de tantos textos e informações relevantes que estão no link acima?

Tentando entender um pouco mais do assunto, descobri que o maior problema não é só a falta de pessoas querendo adotar uma criança, mas a extrema demora e burocracia do processo de adoção. Confira maiores detalhes no site Ajuda Brasil.

Em 29 de abril de 2008 foi criado o Cadastro Nacional de Adoção, uma ferramenta criada para auxiliar os juízes das varas da infância e da juventude na condução dos procedimentos de adoção. O CNA tem por objetivo agilizar os processos de adoção por meio do mapeamento de informações unificadas em todo o Brasil.

Outro grande problema é a faixa etária das crianças que são adotadas. A imensa maioria das pessoas que resolvem adotar uma criança, querem que elas tenham, no máximo, de 1 a 2 anos. A chamada “adoção tardia” não é prática comum no nosso país. Isso significa que, com atitudes como a criação do CNA nós estamos nos preparando para futuro, mas e as crianças que precisam de nós no presente?



Fazendo parte da blogagem: Adocao, um ato de nobreza!

Caso nao queira seu post aqui, por favor fazer contato. Obrigada.