quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Adocao, um ato de nobreza!


Shamatar do blog: Chá da tarde & Girassóis



Lugar de crianca é com a família


Adoção, um ato de nobreza. Mais do que isso: um ato de amor. Não...acho que é mais - um ato de desprendimento, generosidade, consciência... - não sei, acho que fica difícil definir o que é de fato "adotar". No Aurélio, é "receber como filho". Tá, até aqui não falei nenhuma novidade. Mas o significado, intrínseco na etimologia da palavra, diz tudo: receber como filho.
A adoção, embora nobre, merece cuidados. Existe uma legislação específica, que visa proteger e resguardar tanto os adotados quanto os adotantes, de problemas futuros. Todos sabemos que a justiça é morosa, a fila de espera é imensa, o processo é complicado e isso muitas vezes desestimula os candidatos a "pais" a se fazer a coisa certa. Um artigo escrito por Hércules Barros (
http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/clipping/outubro-2008/adocao-arriscada/) aborda o assunto com clareza e precisão.
Tenho amigos que são filhos adotivos. Pessoas fantásticas, caráter ímpar, excelentes pais. Tenho amigos adotantes. Pessoas íntegras, que cuidam de seus "filhos do coração" melhor até do que muitos que têm filhos "biológicos". Aliás, essas terminologias me incomodam. Filho é filho, não há a menor necessidade de se fazer essa diferenciação.
Outro dia, uma amiga muuuuuuuito íntima (adotiva, por sinal) disse que pretendia ter mais um filho (ela já tem dois). Aos comentários de "você vai ter coragem de enfrentar uma nova gravidez?" sorriu e disse: "Não. Vou adotar." Achei lindo, uma coragem que eu jamais teria. Ela já está na fila, vai mesmo adotar uma criança. E se for novinha, eu serei a madrinha. Claro que já estou babando, torcendo para que chegue logo a(o) minha (meu) afilhadinha(a).
Lugar de criança é com a família. Seja ela biológica ou afetiva.

Para quem quer saber mais sobre o assunto, alguns links interessantes:



Fazendo parte da blogagem: Adocao, um ato de nobreza!

Caso nao queira seu post aqui, por favor fazer contato. Obrigada.