quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Adocoes no Brasil


Denise BC do blog: Alecrim Dourado


Documentos, entrevistas e avaliação psicológica fazem parte do passo a passo para quem pretende adotar uma criança ou adolescente no país. Segundo relatório do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), são mais de 80 mil crianças e adolescentes à espera de uma solução definitiva, precisando de um lar, vivendo hoje em um abrigo no Brasil, sem poder ser adotadas legalmente. Cerca de 8 mil (10%) delas estão aptas para adoção.

Tudo por que a ECA – Estatuto da Criança e Adolescente (lei que rege a adoção) busca re-adaptar a criança ao lar biológico antes de colocá-las em um lar adotivo. O que ocorre é que a maioria destas crianças ficam abrigadas até completarem a maioridade e depois são "largadas" no mundo. Infelizmente, é isto que acontece.

Por outro lado, existem milhares de pessoas que desejam adotar estas crianças. Porém, o procedimento jurídico, além de ser extremamente moroso e burocrático, não é igual em todos os Estados Brasileiros.

Mas o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), o que promete agilizar os processos. O cadastro reunirá dados de crianças aptas à adoção de todo o país. Além de agilizar adoção, o mesmo permitirá o cálculo de estatísticas sobre o assunto.

O sistema será implantado nas varas da Infância e da Juventude e todos os dados estarão inseridos no sistema. A vara da infância é o primeiro local que os interessados em adoção devem procurar para iniciar o processo.

Fonte

Assista o vídeo do Programa "Cidade & Soluções" da Globo News exibido em 13/07/2008, com raio-x das adoções no Brasil. Conheça o jeito certo e o jeito errado de se adotar uma criança ou adolescente. Veja qual o perfil típico de quem adota e o tipo de criança preferida.

O sistema de adoções do Brasilhttp://video.globo.com/Portal/videos/cda/player/player.swf" name="movie">autoStart=false&width=580&height=492" name="FlashVars">O sistema de adoções do Brasil

Aqui você encontrará a Cartilha de Adoção.

Fazendo parte da blogagem: Adocao, um ato de nobreza!

Caso nao queira seu post aqui, por favor fazer contato. Obrigada.